Entende-se o sexismo como uma atitude face a uma pessoa ou pessoas em virtude do seu sexo biológico. Os estudos sobre o sexismo (entendido como uma atitude negativa em relação às mulheres), diferenciam vários tipos de seximo. Exponho apenas algumas das convicções que alimentam o sexismo hostil e o sexismo benévolo, na esperança de que cada um de nós (mulheres e homens), reflicta sobre as suas crenças pessoais e identifique essas crenças na nossa sociedade.
O sexismo hostil ou clássico, define-se como uma atitude claramente negativa em relação às mulheres baseada na inferioridade ou diferença como grupo. Este sexismo articula-se com ideias tais como: 1) As mulheres são débeis e inferiores aos homens, 2) as mulheres não têm as carcaterísticas necessárias para triunfar no âmbito público, logo devem permanecer no âmbito privado, 3) as Mulheres têm um poder sexual que as torna perigosas e manipuladoras.
Hoje em dia, poucas pessoas defendem este tipo de sexismo abertamente, mas continua a existir.
Quanto ao sexismo benévolo ou moderno, fundamenta-se na crença que a mulhere é inferior, fraca e dissimulada. Articula-se com as seguintes ideias: 1) O homem deve proteger a mulher, 2) as mulheres têm muitas características positivas que complementam as características dos homens, 3) os homens dependem das mulheres.
É um tipo de sexismo dissimulado e por isso mesmo, mais difícil de confrontar, já que debilita as resistências das mulheres perante o modelo patriarcal (machista). Este sexismo moderno ao negar a descriminação face às mulheres nega a pertinência dos movimentos das mulheres e os seus pedidos de trato igualitário.
Sugiro a todos os que lerem esta mensagem, que antes de afirmar que existe igualdade entre mulheres e homens... Analise e reflicta sobre as crenças apresentadas anteriormente, de certeza, que chegará à evidente conclusão de que o SEXISMO EXISTE.
Sim, o sexismo está vivo e de boa saúde, está é extremamente bem camuflado pelos tais discursos benévolos e politicamente correctos!
ResponderEliminar