
Este filme relata a história de Sónia, uma das muitas mulheres, que abandona o namorado e a família, em São Petersburgo, na Russía, e decide partir sem olhar para trás em busca de uma vida melhor noutro país. Sónia vai conhecer a ilusão de uma vida nova e o inferno daqueles a quem a vida parece nada ter para dar. Ao entrar inocentemente numa rede de tráfico de mulheres atravessa toda a Europa, primeiro pela Alemanha, depois Itália, para acabar no extremo oposto, em Portugal, ela vai conhecer toda a miséria e degradação que o tráfico e a exploração dos mais fracos provoca.
Um filme sobre a exploração e tráfico de mulheres que a realizadora Teresa Villaverde explica a partir das palavras de Santa Teresa de Ávila:
"Estamos no início do século XXI e o cão ladra em toda a parte".
Este filme é perturbador e comovente. Um retrato impressionante de uma realidade na qual ninguém quer acreditar, e que no entanto, existe. Infelizmente o tráfico de mulheres aumenta de ano para ano, e por mais que nos pareça inacreditavel, incencebível, surpreendente - Portugal faz parte da Rota do Tráfico.
Para mim, um dos melhores filmes portugueses.
Sem comentários:
Enviar um comentário