sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher na UBI

Ontem, dia 8 de março, foi o relembrar de uma luta das mulheres por uma maior igualdade entre mulheres e homens. Data que foi instituída em 1910, na Dinamarca como forma de homenagem às mulheres que no dia 8 de março de 1857 morreram carbonizadas numa fábrica em Nova Iorque, pelo facto de terem protestado contra o horário laboral (16 horas diárias) e por receberem cerca de um terço do valor que os homens recebiam pelo seu trabalho.
 O projeto UBIgual, para assinalar a data, procedeu à distribuição de material informativo de sensibilização sobre as desigualdades de género nas várias vertentes do ciclo de vida de cada indivíduo, em particular, das mulheres, dando especial relevo à questão da violência contra as mulheres, às desigualdades salariais no trabalho, à mutilação genital feminina e ao tráfico de mulheres tendo como fim a prostituição.
O material distribuído pelas cantinas da UBI, para além do folheto com dados sobre os assuntos descritos anteriormente, continha também um flyer sobre a ação de formação de pares para intervir contra a violência no namoro que se vai realizar nos dias 2, 9 e 16 de maio de 2012, no CFIUTE (Centro de Formação Interação UBI Tecido Empresarial); também estava incluído no material um manual de acolhimento da UBI em Igualdade de Género, com diversa informação sobre as várias formas de promover a igualdade entre mulheres e homens.
Esperam-se, para breve, mais ações de sensibilização sobre a temática, de modo a cumprir também o Plano de Igualdade de Género da Universidade da Beira Interior.
Ficam também algumas fotografias de forma a marcar o momento (ao longo do texto).

Sem comentários:

Enviar um comentário