terça-feira, 17 de abril de 2012

Igualdade entre homens e mulheres conduz a crescimento económico


"Segundo o último relatório anual da Comissão Europeia sobre a igualdade de género, promover a igualdade entre homens e mulheres é essencial para que a UE dê resposta à atual crise económica", afirma a Comissão Europeia, no dia 16 de Abril.
O relatório analisa os progressos realizados de forma a combater as diferenças que continuam a existir entre homens e mulheres a nível de emprego, da economia e da sociedade em geral. E embora existam alguns progressos a estes níveis, continuam a persistir alguns desafios importantes. "Os países da UE precisam de fazer entrar mais mulheres no mercado de trabalho se quiserem cumprir o objetivo global da UE que consiste numa taxa de emprego de 75 % para todos os adultos até 2020. Uma das formas de aumentar a competitividade da Europa é obter um melhor equilíbrio entre homens e mulheres que tomam decisões económicas. Estudos realizados demonstraram que a diversidade de género compensa e que as empresas com percentagens mais elevadas de mulheres nos conselhos de administração têm um melhor desempenho do que as que têm conselhos de administração constituídos só por homens".
"A motivação económica para fazer entrar mais mulheres no mercado de trabalho e nos lugares de direção na UE é enorme", declarou Viviane Reding, Vice-Presidente da Comissão Europeia responsável pela Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania. "Só poderemos atingir os nossos objetivos económicos e de emprego através da plena utilização de todos os nossos recursos humanos, tanto no mercado de trabalho no seu conjunto como a nível do topo. Este é um elemento essencial dos nossos planos de recuperação económica."
Este relatório advém de um outro mais vasto que "sublinha as principais evoluções a nível nacional e europeu nas cinco áreas fundamentais da estratégia global da UE para 2010-2015 em matéria de igualdade de género, a saber: a economia, a igualdade de remuneração, a tomada de decisões, a violência com base no género e a igualdade entre homens e mulheres fora da UE".
Neste momento, a taxa de emprego das mulheres é de 62,1 % enquanto a dos homens é de 75,1 %. Para atingir o objetivo dos 75% falta aumentar a taxa de mulheres empregadas.
Outras informações podem ser lidas no comunicado, no âmbito da igualdade de género foram anunciadas através do comunicado, principalmente em relação às disparidades salariais, à conciliação entre vida familiar e profissional e à violência com base no género.
Em Portugal, realizar-se hoje (17/04/12) uma reunião de concertação social onde o ponto da ordem de trabalhos é a "Igualdade de género no âmbito do mercado de trabalho em Portugal".
Sendo assim, este tema reveste-se de grande importância pelo facto de ser necessário aplicar as medidas propostas pela UE, de forma a melhorar os vários indicadores que medem a Igualdade de Género.
No entanto, será importante referir que foi acrescentado a outro ponto de trabalho a esta reunião, com a referência a "outros assuntos". E aqui reside a nossa preocupação pelo facto de estarem em cima da mesa discussões que os parceiros sociais consideram mais importantes que a discussão dos assuntos relativos à Igualdade de Género, tais como: financiamento das empresas e dos custos de contexto e as alterações nas prestações sociais, em geral (Jornal de Negócios e Diário Digital).

Fontes: 

Sem comentários:

Enviar um comentário