Decorreu durante 12 horas, no Centro de Formação Interaçao UBI Tecido Empresarial, a Ação de Formação de Pares para Intervir Contra a Violência no Namoro. No seu propósito esteve o fornecimento de ferramentas e informações sobre como atuar e aconselhar uma vítima no caso de esta sofrer de violência doméstica, em particular, no namoro.
A ação começou por apresentar as razões sociais associadas à dominação masculina sobre as mulheres, que são a maioria das vítimas em casos de violência (85%), no entanto, sempre se referiu que os homens também são vítimas, embora hajam menos relatos sobre esses casos.
Definir sexo e género foram preocupações iniciais e perceber de que forma estes conceitos estão relacionados com a temática.
O culminar da formação passou pela apresentação de um filme, onde se percebem as várias etapas de uma relação violenta e como uma pessoa exterior ao caso de violência pode intervir perante a situação.Foi nesta última questão que ficou a última sessão de formação, tendo as/os formandas/os tido o contacto com várias estratégias e formas de, como pares, ajudar uma vítima de violência doméstica e, em particular, violência no namoro.
A formação teve assim, por parte das/os formandas/os, um balanço positivo, com todas/os a entenderem e saírem daquela sala de formação mais capazes de intervir e de serem melhores cidadãs e cidadãos.
Sem comentários:
Enviar um comentário