O público-alvo foram @s estudantes do 8º ano da turma A, num total de 26 alunos, da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, e a atividade foi da responsabilidade das Professoras Ângela Castilho, Maria João Coelho e Teresa Correia (equipa formativa).
Numa dinâmica de grupo, com métodos expositivos, pretendeu-se despertar consciências; realizar atividades práticas que promovam a igualdade de género; desconstruir estereótipos de género que possam vir a condicionar as opções curriculares no, e para além, do 9ºano.
A atividade desenvolveu-se em torno da dinamização de um jogo para o qual foram constituídos quatro grupos de quatro elementos e dois grupos de cinco elementos, entre os quais existia um grupo de rapazes, um grupo de raparigas e quatro grupos mistos.
Cada membro de cada equipa deveria ilustrar a palavra que lhe era entregue escrita num cartão, de modo a que todas as equipas pudessem adivinhar a profissão desenhada. As equipas tinham dois minutos para adivinhar e quem adivinhasse ganhava um ponto. A palavra deveria ser escrita no desenho. Os procedimentos repetiram-se até todos os membros de todas as equipas terem desenhado uma palavra.
No final realizou-se um debate sobre a escolha de género masculino ou feminino para escrever as palavras, bem como para ilustrar as profissões.
Imagens recolhidas durante o workshop |
Sem comentários:
Enviar um comentário