sábado, 12 de junho de 2010

A Igualdade de Género é uma causa de homens e de mulheres.


A criação deste blog é sem dúvida um passo em frente na divulgação, discussão, partilha de conhecimentos e de informações sobre a problemática Igualdade de Género. 

A minha mensagem é a de que todos – Homens e Mulheres - devem defender a Igualdade de Género. E foco-me neste tema porque verifica-se uma tendência para associa a Igualdade de Género à defesa dos direitos das mulheres, ao feminismo, à disputa pelo poder, à vontade das mulheres serem como os homens, o que me leva a concluir que estão a desenvolver-se estereótipos e preconceitos sobre a própria Igualdade de Género que dificultam a sua concretização.

Deste modo começo por definir o que é a Igualdade de Género. A Igualdade de Género é a igual visibilidade, empoderamento e participação de ambos os sexos em todas as esferas da vida pública e privada. É importante compreender que a Igualdade de Género é o oposto da desigualdade de género e não da diferença de género… Ou seja, a Igualdade de Género inclui o direito à diferença, o que significa ter em conta as próprias diferenças existentes entre homens e mulheres sem deixar que estas diferenças estabeleçam descriminação e criem condições de vida negativas tanto para a mulher como para o homem.

Na verdade, o que se ambiciona com a Igualdade de Género é utilizar as competências e os talentos de todos/as os/as cidadãos/ãs e envolver tanto as mulheres como os homens na construção da sociedade. E para isso é necessária a construção de uma verdadeira parceria entre mulheres e homens e a responsabilização de todos/as na eliminação dos desequilíbrios que se verificam na vida pública e privada.

Porém o que se verifica é que existe pouco envolvimento por parte dos homens na defesa da Igualdade de Género, “talvez” os homens achem que a Igualdade de Género não lhes trás beneficio.

Na verdade, são os homens que mais usufruem da injustiça de um sistema patriarcal (machista), ganham mais dinheiro, tem mais liberdade para sair, ocupam mais postos de poder na política e nas empresas. Porém, os homens também são vitimas deste mesmo esquema patriarcal, morrem mais cedo (apresentam mais comportamentos de risco), tem uma vida mais limitada emocionalmente, tem uma relação mais distante dos/as filhos/as. E aqueles que são vistos como mais “femininos” sofrem de violência física e psicológica do resto da sociedade. Refiro-me aos homens que querem passar mais tempo em casa e menos no trabalho, que querem cuidar das crianças, que se dedicam a profissões que são socialmente designadas como: “profissões de mulher”, refiro-me àqueles que são logo apelidados de “maricas”e “florzinhas”.

É por estas entre muitas outras razões, que os homens devem lutar para transformar esta ordem social injusta, violenta e discriminatória. Para que o direito de todos e todas sejam sempre respeitados, para que a igualdade e a justiça seja completa na nossa sociedade.

 É tarefa difícil e sem fim… Mas necessária.

A igualdade entre homens e mulheres, traduz-se na defesa dos direitos humanos e do respeito pelo valor da dignidade de todos os seres humanos… Uma boa causa a defender, não acham?

6 comentários:

  1. Mas não há igualdade entre homens e mulheres na UBI?
    Eu acho que sim.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto deste blog.
    Parabéns aos seus autores.

    ResponderEliminar
  3. José Pedro Diassábado, junho 26, 2010

    Ola!

    Em relação ao primeiro comentário que aqui aparece só tenho uma coisa a dizer: Espera para ver os números e as interpretações da realidade da UBI e depois sim, pode-se comentar com mais certezas. O "Acho" nunca fica bem na fotografia!

    Cumprimentos às autoras do blog! Boa sorte, têm muitas mentalidades para mudar nesta casa!

    ResponderEliminar
  4. Não há igualdade de género na UBI nem na maioria esmagadora das organizações. As mulheres são alvo de segregação ocupacional a dois níveis: horizontal e vertical. A nível horizontal porque determinadas ocupações são consideradas eminentemente masculinas, havendo barreiras à entrada das mulheres. Segregação vertical porque estão arredadadas da maior parte dos postos de decisão e maior poder.
    Estará o anónimo esclarecido?

    ResponderEliminar
  5. Para o bom funcionamento organizacional,é fundamental diagnosticar qual a situação em que a mesma se encontra. Ao nível da igualdade de género e em todas as outras dimensões que se considerem estruturantes. Até porque "nem tudo o que parece é".

    ResponderEliminar
  6. O maior obstáculo para a concretização da Igualdade de Género é sem dúvida o facto de as pessoas estarem convencidas de que existe igualdade entre mulheres e homens.
    Este é um juízo precipitado, que reflecte a falta de atitude critica na nossa sociedade.
    A realidade de descriminação das mulheres, não é discutível. Ela existe, é injusta e universal.
    A causa está no sistema social e cultural, não é circunstancial nem biológica. Portanto, é possível mudar esta realidade, mas para isso é necessário que todos os homens e mulheres sejam activos nesta mudança.
    Sugiro que todos nós coloquemos os óculos de género, para olhar esta realidade tal como ela é.

    ResponderEliminar