Titulo original: (The Stepford Wives)
lançamento: 2004 (EUA)
direção: Frank Oz
atores: Nicole Kidman , Bette Midler , Matthew Broderick , Christopher Walken , Faith Hill, Glenn Close.
duração: 115 min
É uma comédia agradável este filme é um remake de 1975, cujo roteiro foi inspirado no livro de Ira Levin. Joanna (Nicole Kidman) é uma alta executiva de uma emissora de tv, cujos programas tornam cada vez mais agressivos os homens e as mulheres que defendem a emancipação das mulheres. Ela é destituída do seu cargo quando um ex-participante de um dos seus programas tenta assassiná-la para vingar-se do fato de sua mulher tê-lo trocado por "outros namorados". Traduzindo para a nossa realidade, o programa seria uma espécie de Big Brother, no qual surgem relacionamentos entre os participantes. Após o atentado, Joanna é demitida e tem um "crise nervosa". Seu marido, Walter (Matthew Broderick), pede demissão de seu emprego, e abandona Nova Iorque optando por um lugar tranquilo, Stepford, no estado de Connecticut.
Em Stepford as casas são majestosas, não existe corrupção nem crime as mulheres são maravilhosas e obedecem automaticamente os seus maridos e vivem apenas para servi-los, a atmosfera é típica dos anos 50 do século passado.
Desconfiada de tanta "perfeição", Joanna investiga e descobre que as mulheres são simples robôs. O casal formado por Mike Wellington (Christopher Walken) e esposa (Glenn Close) são os líderes locais, mas este maquiavélico plano surge da cabecinha da Sra. Wellington, que por ter sido traída pelo marido, decidiu criar uma sociedade cujos valores familiares fossem preservados.
É uma comédia hilariante, que ao visualizar sobre a perspectiva de igualdade de género destacam-se dois factos muito interessantes:
1) O plano é criado por uma mulher a Sra. Wellington…
2) Os homens de Stepford nunca foram tão felizes…
Porque será? Está aberta a discussão.
Sem comentários:
Enviar um comentário