sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia Mundial da Pessoa Idosa


Hoje comemora-se o dia Mundial da Pessoa Idosa, uma forma de consciencializar, sensibilizar e reflectir sobre a situação financeira, social e afectiva que vivem as pessoas idosas.

Altura certa para introduzir o tema das disparidades salariais entre homens e mulheres, que corresponde à diferença média entre o pagamento à hora dos homens e das mulheres no conjunto da economia.

Por toda a Europa, as mulheres ganham em média 17,8% menos do que os homens, sendo que as disparidades salariais entre homens e mulheres estão a aumentar em alguns países.

Estas disparidades salariais entre homens e mulheres têm um impacto importante nos rendimentos ao longo da vida e nas reformas das mulheres. Em Portugal, calcula-se que actualemente 85% das pessoas idosas recebe uma reforma inferior a 410 euros, uma grande percentagem vive com 180 a 200 euros mensais, sendo este grupo constituido maioritariamente por mulheres.

Estas disparidades salariais entre homens e mulheres são a consequência da discriminação e das desigualdades no mercado de trabalho, ou seja, de uma série de factores legais, sociais e económicos, que ultrapassam largamente a simples questão de uma salário igual por um trabalho igual.

As desigualdades no mercado de trabalho é uma realidade actual que, no futuro conduzirá três vezes mais de mulheres idosas à pobreza. Já pensou sobre isso?

Sem comentários:

Enviar um comentário