Decorre esta semana a 56.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres (CSW, sigla em inglês), na ONU, em Nova Iorque.
O tema desta sessão é "Empowerment das mulheres em meio rural e o seu papel na erradicação da pobreza e da fome e os desafios atuais do desenvolvimento". Este tema tem como ponto de partida as questões de violação dos direitos humanos, com especial incidência nas mulheres e crianças que sofrem em zonas de guerra.
Tal como Nancy Kaufman afirma no seu blog, a fome que atinge as mulheres e crianças deve-se à política e não a uma falta absoluta de alimentos. A distribuição destes é desigual. Mais preocupante ainda é a situação em que mulheres e crianças foram vítimas de violação, abuso e escravidão sexual durante e após conflitos. Tal como Kaufman diz, "as mulheres não são apenas os espectadores afectados na guerra, eles são muitas vezes o alvo" e são poucos os recursos governamentais dedicados a combater este flagelo.
Esta sessão da comissão vai contar também com a Secretária de Estado da Igualdade, Teresa Morais, que vai falar sobre a situação das mulheres em Portugal, frisando especialmente o acesso a lugares de decisão, onde afirma que politicamente houve uma evolução positiva, mas que o resultado é "francamente negativo" quando se fala da economia.
Esta é uma sessão é algo que acontece anualmente e vamos esperar que dela saiam novas medidas e novas ideias para combater as desigualdades de género e a violência contra as mulheres.
Fontes: http://www.huffingtonpost.com/nancy-kaufman/commission-on-the-status-of-women_b_1300262.html (29/02/2012) e DN, 25/02/2012
Sem comentários:
Enviar um comentário