Decorreu no passado dia 19 de abril, no âmbito da Oficina de Formação “Docência e Igualdade de Género”, mais um workshop, desta vez intitulado: “Brincar e Jogar, para os Géneros Igualar”.
O público-alvo foram @s estudantes do 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico, da Escola Básica do 1º ciclo do Largo da Feira, em Tortosendo, e a atividade foi organizada e dinamizada pelas Professoras Alexandrina Paiva e Susana Gabriel (equipa formativa).
O workshop pretendeu ser objeto de trabalho e correcção, através de sensibilização/reflexão, que promova a igualdade de direitos e deveres das alunas e dos alunos através de uma educação livre de preconceitos e de estereótipos de género, de forma a garantir as mesmas oportunidades educativas e opções profissionais e sociais.
A atividade desenvolveu-se em torno de dinâmicas de reflexão sobre brinquedos normalmente associados a rapazes e raparigas e sobre a influência dos mesmos nas escolhas profissionais dos rapazes e raparigas (imagens 1 e 2).
Imagem 5
Imagem 1
Imagem 2
Para isso, numa fase inicial, os alunos e as alunas falaram acerca dos brinquedos com que costumam brincar e das brincadeiras que costumam ter com as amigas e os amigos sendo, posteriormente, questionados e questionadas se existem brinquedos/brincadeiras para rapazes e brinquedos/brincadeiras para raparigas através de um jogo no qual as crianças teriam um brinquedo sorteado (imagem 3) que teriam que arrumar na caixa que achassem respectiva (imagem 4), havendo na sala três caixas, uma para o género feminino, uma para o género masculino e outra para os brinquedos que as crianças pudessem associar aos dois géneros.
Imagem 3
Imagem 4
Numa segunda atividade foi pedido às alunas e aos alunos que escrevessem em cartões o que querem ser quando forem adultas e adultos seguindo-se uma reflexão acercas das profissões que normalmente se associam ao género feminino e masculino através do preenchimento de um quadro (imagem 5), dividido em duas partes (género feminino e género masculino), com os respetivos cartões.
No final as crianças, uma a uma, avaliaram as várias atividades num quadro elaborado para o efeito (imagem 6), podendo expressar o quão gostaram do workshop, se acham que aprenderam coisas novas, etc.
Imagem 6
Sem comentários:
Enviar um comentário